Espermograma

Espermograma: Saiba como investigar a fertilidade masculina

Você sabe como é realizado o espermograma? Conheça mais sobre este exame de sêmen realizado nas pesquisas e investigações em torno da fertilidade masculina.

Quando o assunto é infertilidade masculina muitas pessoas podem se perguntar quais exames podem ser feitos para auxiliar nesse diagnóstico. O espermograma é o principal deles, sendo um procedimento simples, que fornecerá ao médico  informações importantes sobre a saúde reprodutiva do homem e direcionando-o para o tratamento mais adequado.

É um exame laboratorial que pode ser realizado para diversas finalidades, sendo assim um teste muito solicitado pelos médicos, principalmente da especialidade de reprodução humana. Mas como ele é realizado, quando, onde? Tenha essas e muitas outras respostas a seguir, aqui neste artigo.

O que é espermograma?

Espermograma é um exame realizado para analisar o sêmen com o objetivo de buscar informações sobre a saúde reprodutiva do homem. Neste exame é realizada análise macroscópica, observando características como: coagulação, cor, volume ejaculado, viscosidade e pH. A segunda etapa do exame, chamamos de análise microscópica, que permite a contagem da concentração total e motilidade do espermatozoides, se esses gametas estão morfologicamente dentro do padrão considerado como ideal pelo manual da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outros parâmetros, como por exemplo a presença de leucócitos. Quando esses leucócitos estão aumentados, pode significar algum processo infeccioso no trato reprodutor do paciente.  

Todas estas informações são muito importantes para nortear o médico no diagnóstico e tratamento de condições que podem afetar a saúde reprodutiva dos homens.

Como o espermograma é realizado?

Para a coleta da amostra de sêmen, o paciente irá comparecer ao laboratório, e será orientado por quanto aos cuidados desse procedimento. A coleta ideal da amostra seminal é um fator determinante para a confiabilidade dos resultados

Alguns pacientes não se sentem confortáveis em realizar este processo de coleta seminal no laboratório e por esse motivo, a coleta poderá ser domiciliar, respeitando todos os critérios e orientações da equipe.

Quando este exame deve ser realizado?

Como já citamos anteriormente, o espermograma possui diversas finalidades, e abaixo, iremos citar as principais indicações:

  • investigação de infertilidade;
  • acompanhamento de pacientes oncológicos que fazem uso de medicações como os quimioterápicos, que podem interferir a produção de espermatozoides
  • varicocele, condição onde ocorrem varizes no saco escrotal;
  • após cirurgia de vasectomia, a fim de confirmar se a cirurgia teve sucesso;
  • investigação de infecções e inflamações das estruturas do trato reprodutor;
  • avaliação do funcionamento da próstata;
  • ejaculação retrógrada.

É muito importante ressaltar que, mesmo com os resultados do espermograma, a maioria das condições a serem pesquisadas pelo caso clínico do paciente precisarão de outros exames complementares para fechar o diagnóstico, apesar deste exame ser o que mais fornece informações sobre a fertilidade do homem. 

Onde realizar o exame de espermograma?

O espermograma é um exame que deve ser realizado em laboratório especializado em análise seminal, com foco na saúde reprodutiva do homem. A escolha do laboratório é muito importante para que se obtenha resultados seguros e confiáveis. Conte com a nossa equipe.

Agende seu exame de espermograma no LAB Saúde Reprodutiva com equipe especializada na área de andrologia, com segurança e qualidade.

agendar exame

Preparos e cuidados antes e durante o exame 

Antes de realizar a coleta do sêmen, é fundamental que o paciente tenha permanecido em abstinência sexual dentro de um período de no mínimo 2 dias e no máximo 5. Deverá seguir todas as recomendações de higiene íntima orientadas pelo laboratório. Durante a coleta, não é permitido o uso de qualquer tipo de lubrificante e todo o conteúdo que for ejaculado deverá ser coletado, sem perda de amostra. 

Conclusão:

O espermograma é um exame muito eficiente na pesquisa de problemas de fertilidade em homens, fornecendo de informações importantes para o médico para diagnóstico e conduta no tratamento. Buscamos oferecer uma experiência única e acolhedora em um ambiente discreto. Prezamos pela qualidade e segurança dos nossos serviços prestados.

Está precisando realizar este exame? Marcar exame de espermograma

Ainda tem dúvidas? Entre em contato e obtenha mais informações.

Tags: Espermograma, Fertilidade

LAB Saúde Reprodutiva
O conteúdo deste website tem caráter informativo e educacional, e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico. Somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.
Fale conosco
+55 (11) 3062-2100
+55 (11) 93070-3883
Rua Oscar Freire, 2250 - CJ T07 e T08 - térreo - Pinheiros, São Paulo
CEP 05409-012
DNA USP
O selo DNA USP, criado a fim de indicar as empresas cuja fundação está ligada de alguma forma à Universidade de São Paulo e ressaltar as importantes contribuições dos membros da USP para o Brasil. Essa é uma iniciativa para destacar as instituições que buscam manter-se com o mais alto nível de excelência, como é o caso Lab Saúde Reprodutiva.

© 2022 Lab Saúde Reprodutiva. Diretor Técnico: Dr. Conrado Alvarenga - CRM-SP 116.006

Site desenvolvido e otimizado por Agência Digital Glogs