Skip to main content

Técnicas de Processamento Seminal para homens HIV positivo

As técnicas de Reprodução Humana Assistida têm como objetivo aumentar a probabilidade de se obter gravidez em casais que tenham sido diagnosticados com infertilidade, por diversas razões.

Uma circunstância particular é o caso em que o homem é soropositivo para HIV e a mulher não é (casal soro discordante). Neste caso, para evitar o contágio do HIV do homem para a mulher, utilizam-se métodos de processamento seminal que eliminam o vírus da amostra de sêmen, uma vez que o vírus do HIV é encontrado apenas no liquido seminal, os espermatozoides e seu material genético não carregam o vírus.

O sêmen é preparado em laboratório através de técnicas especiais para diminuir ao mínimo as possibilidades de contágio do HIV do homem à mulher. Uma alíquota dessa amostra preparada é enviada para o laboratório de genética para quantificar a carga viral e a outra parte é criopreservada em nitrogênio líquido. Caso o resultado da análise genética seja negativo para HIV, a amostra congelada no laboratório poderá ser liberada com segurança para ser utilizada em procedimentos de Reprodução Assistida.

No Lab Saúde Reprodutiva oferecemos esse serviço também para amostras com o vírus da Hepatite C. Casais sorodiscordantes podem sonhar hoje sim com a maternidade e paternidade sem riscos.

Tags: Processamento Seminal, HIV