Índice de fragmentação do DNA espermático: para que serve e quando devo fazer?
28 fevereiro, 2015
O volume do sêmen é importante?
17 março, 2015

Importância da morfologia espermática no espermograma completo

A morfologia espermática é um parâmetro de grande importância na avaliação dos espermatozoides no sêmen e compreende basicamente uma análise mais detalhada da estrutura dos gametas.

Os espermatozoides são divididos em cabeça, peça intermediária e cauda e os critérios de normalidade utilizados são: cabeça com formato oval e superfície regular, peça intermediária e cauda sem alterações, definidos em 2010 pela Organização Mundial da Saúde.

Utilizamos método de análise criterioso chamado morfologia de Kruger, onde é possível classificar os espermatozoides em normal e anormal, além de identificar a localização dessas alterações, que podem ser: defeito de peça intermediária, cauda enrolada, alterações no tamanho e formato da cabeça, presença de vacúolos, etc.

Na literatura, diversos trabalhos apontam que existe uma relação significante entre a morfologia dos espermatozoides com infertilidade masculina. Embora homens com morfologia alterada possam ser pais, o  kruger alterado deve sempre motivar o inicio de uma investigação clinica aprofundada. Vejam algumas das alterações encontradas em nossos exames de rotina:

1 Comment

  1. Avatar Michaelcio disse:

    Olá tenho um espermograma normal, com germinativa de 4% e os outros critérios todos normais 30.000.000 no ejaculado, só que no kruger deu 0% isso significá que não poderei ter filhos ou seria possível alterar essa morfologia, tinha uma vida sedentária e ingeria álcool em grande quantidade agirá mudei meu estilo de vida será poderei alterar também a morfologia do meu sem em? Muito obrigado desde já é Deus nos abençoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
1
Agradecemos o seu contato. Como podemos ajudar?
Powered by