Importação de sêmen para tratamento de Reprodução Humana Assistida
11 agosto, 2017
Câncer nos testículos: quem faz tratamento pode ter filhos?
23 Maio, 2022

Espermograma: Saiba como investigar a fertilidade masculina

Você sabe como é realizado o espermograma? Conheça mais sobre este exame de sêmen realizado nas pesquisas e investigações em torno da fertilidade masculina.

Quando o assunto é infertilidade masculina muitas pessoas podem se perguntar quais exames podem ser feitos para auxiliar nesse diagnóstico. O espermograma é o principal deles, sendo um procedimento simples, que fornecerá ao médico  informações importantes sobre a saúde reprodutiva do homem e direcionando-o para o tratamento mais adequado.

É um exame laboratorial que pode ser realizado para diversas finalidades, sendo assim um teste muito solicitado pelos médicos, principalmente da especialidade de reprodução humana. Mas como ele é realizado, quando, onde? Tenha essas e muitas outras respostas a seguir, aqui neste artigo.

O que é espermograma?

Espermograma é um exame realizado para analisar o sêmen com o objetivo de buscar informações sobre a saúde reprodutiva do homem. Neste exame é realizada análise macroscópica, observando características como: coagulação, cor, volume ejaculado, viscosidade e pH. A segunda etapa do exame, chamamos de análise microscópica, que permite a contagem da concentração total e motilidade do espermatozoides, se esses gametas estão morfologicamente dentro do padrão considerado como ideal pelo manual da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outros parâmetros, como por exemplo a presença de leucócitos. Quando esses leucócitos estão aumentados, pode significar algum processo infeccioso no trato reprodutor do paciente. 

Todas estas informações são muito importantes para nortear o médico no diagnóstico e tratamento de condições que podem afetar a saúde reprodutiva dos homens.

Como o espermograma é realizado?

Para a coleta da amostra de sêmen, o paciente irá comparecer ao laboratório, e será orientado por quanto aos cuidados desse procedimento. A coleta ideal da amostra seminal é um fator determinante para a confiabilidade dos resultados

Alguns pacientes não se sentem confortáveis em realizar este processo de coleta seminal no laboratório e por esse motivo, a coleta poderá ser domiciliar, respeitando todos os critérios e orientações da equipe.

Quando este exame deve ser realizado?

Como já citamos anteriormente, o espermograma possui diversas finalidades, e abaixo, iremos citar as principais indicações:

  • investigação de infertilidade;
  • acompanhamento de pacientes oncológicos que fazem uso de medicações como os quimioterápicos, que podem interferir a produção de espermatozoides
  • varicocele, condição onde ocorrem varizes no saco escrotal;
  • após cirurgia de vasectomia, a fim de confirmar se a cirurgia teve sucesso;
  • investigação de infecções e inflamações das estruturas do trato reprodutor;
  • avaliação do funcionamento da próstata;
  • ejaculação retrógrada;

É muito importante ressaltar que, mesmo com os resultados do espermograma, a maioria das condições a serem pesquisadas pelo caso clínico do paciente precisarão de outros exames complementares para fechar o diagnóstico, apesar deste exame ser o que mais fornece informações sobre a fertilidade do homem. 

Onde realizar o exame de espermograma?

O espermograma é um exame que deve ser realizado em laboratório especializado em análise seminal, com foco na saúde reprodutiva do homem. A escolha do laboratório é muito importante para que se obtenha resultados seguros e confiáveis. Conte com a nossa equipe.

Agende seu exame de espermograma no LAB Saúde Reprodutiva com equipe especializada na área de andrologia, com segurança e qualidade.

Preparos e cuidados antes e durante o exame

Antes de realizar a coleta do sêmen, é fundamental que o paciente tenha permanecido em abstinência sexual dentro de um período de no mínimo 2 dias e no máximo 5. Deverá seguir todas as recomendações de higiene íntima orientadas pelo laboratório. Durante a coleta, não é permitido o uso de qualquer tipo de lubrificante e todo o conteúdo que for ejaculado deverá ser coletado, sem perda de amostra. 

Conclusão

O espermograma é um exame muito eficiente na pesquisa de problemas de fertilidade em homens, fornecendo de informações importantes para o médico para diagnóstico e conduta no tratamento. Buscamos oferecer uma experiência única e acolhedora em um ambiente discreto. Prezamos pela qualidade e segurança dos nossos serviços prestados.

Está precisando realizar este exame? Marcar exame de espermograma

Ainda tem dúvidas? Entre em contato e tenha mais informações.

lab
lab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
1
Agradecemos o seu contato. Como podemos ajudar?
Powered by