Skip to main content

Como diagnosticar a infertilidade masculina?

Quando um casal não consegue engravidar, o ideal é que procure por ajuda médica, seja pelo ginecologista ou pelo urologista especializados em infertilidade, para iniciar uma investigação do casal.

No caso da infertilidade masculina, um histórico detalhado do paciente, como por exemplo,  informações sobre seus antecedentes familiares e pessoais, a exposição a produtos químicos ou radioterapia, caxumba na infância ou uso de medicamentos será muito importante. O exame físico nos testículos poderá acrescentar informações essenciais para o diagnóstico. Eles poderão ser facilmente examinados quanto ao tamanho, consistência e volume, e as características normalmente alteradas nas azoospermias não obstrutivas podem ser detectadas à palpação.

A investigação da infertilidade prossegue com a análise seminal completa, o espermograma, dosagens dos hormônios responsáveis pela atividade testicular e se necessário uma pesquisa genética de microdeleção do cromossomo Y e cariótipo. O espermograma deve ser feito em laboratório especializado, com técnicas laboratoriais em amostras de sêmen realizadas de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde.

Existem outras análises que são indicadas em situações específicas, como teste de radicais livres de oxigênio ou fragmentação do DNA espermático.

Seguindo as etapas de investigação da infertilidade masculina, algumas vezes pode-se seguir um tratamento sem utilizar técnicas de Reprodução Assistida para gerar um bebê.

Tags: Espermograma, Infertilidade