Carga Viral HIV e Hepatites no Sêmen

Mais do que curar, as novas tecnologias na Medicina Reprodutiva têm como proposta a realização de muitos casais soro discordantes de terem filhos, reproduzir, constituírem uma família.

Em situações onde o marido é positivo, seja para o vírus do HIV ou hepatites, mesmo que a carga viral plasmática (no sangue) for baixa ou inexistente, avaliar a carga viral no sêmen pois isto não elimina a possibilidade de encontrar o vírus no sêmen. Esta avaliação é muito importante antes do início do tratamento. O processamento é realizado por de técnicas de centrifugação que aumenta as chances de deixar o líquido seminal livre do vírus. O método é complexo e exige várias etapas.

Após a coleta, o sêmen é analisado e preparado para a lavagem. Uma alíquota dessa amostra quantificamos a carga viral por uma técnica extremamente sensível e específica, o PCR (Polimerase Chain Reaction). A outra parte da amostra é criopreservada em tanque de nitrogênio líquido específico para essa finalidade. Caso o exame não detecte contaminação pelo vírus, a amostra congelada é liberada com segurança para o uso.

Com essa técnica, evita-se a possibilidade de contaminação da mulher e nascimento de bebê livre do vírus. Caso seja detectado o vírus na amostra mesmo depois do processamento seminal, esse material é descartado, uma nova coleta é realizada e o todo o processo repetido, inclusive a criopreservação.

Deseja saber o custo para este serviço?

LAB Saúde Reprodutiva
O conteúdo deste website tem caráter informativo e educacional, e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico. Somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.
Fale conosco
+55 (11) 3062-2100
+55 (11) 93070-3883
Rua Oscar Freire, 2250 - CJ T07 e T08 - térreo - Pinheiros, São Paulo
CEP 05409-012
DNA USP
O selo DNA USP, criado a fim de indicar as empresas cuja fundação está ligada de alguma forma à Universidade de São Paulo e ressaltar as importantes contribuições dos membros da USP para o Brasil. Essa é uma iniciativa para destacar as instituições que buscam manter-se com o mais alto nível de excelência, como é o caso Lab Saúde Reprodutiva.

© 2022 Lab Saúde Reprodutiva. Diretor Técnico: Dr. Conrado Alvarenga - CRM-SP 116.006

Site desenvolvido e otimizado por Agência Digital Glogs