Criopreservação

Criopreservação: qual a melhor idade para ser pai?

Existe uma idade certa para ser pai? Entenda o papel da criopreservação na preservação da fertilidade masculina.

Muitas pessoas se perguntam qual seria a melhor idade ou momento ideal para se ter um filho. Do ponto de vista social, cada pessoa tem o direito de decidir quando gostaria de ter um bebê, mas e quando a fertilidade do indivíduo está em risco? O homem precisa ter um filho o mais rápido possível antes que seja tarde demais? A resposta é: depende do seu desejo de ser pai. Você pode decidir pelo momento ideal da paternidade preservando a sua fertilidade com o congelamento dos espermatozoides. 

O avanço da medicina na área de reprodução humana e saúde reprodutiva possibilitou postergar a paternidade, seja ela por motivos sociais, por questões de saúde ou então previamente à cirurgia de contracepção, como a vasectomia. A criopreservação seminal é um técnica destinada à preservação da fertilidade. Saiba mais a seguir:

O que é criopreservação?

A criopreservação é uma técnica que permite o congelamento de células e tecidos, de modo que estes permaneçam preservados e viáveis para uso futuro. Os gametas são mantidos a 196ºC negativos em nitrogênio líquido, que causam uma interrupção nas funções celulares das células que estão sendo criopreservadas, mas que podem ser retomadas quando esse gameta for descongelado para uso.

É válido lembrar que, na medicina reprodutiva, a criopreservação pode ser utilizada para o congelamento de óvulos, de embriões e também de espermatozoides, sendo empregada em todos os casos com o objetivo de preservar a fertilidade, como já citamos anteriormente.

Vamos agora entender mais sobre o congelamento seminal?

Quando a criopreservação de espermatozoides é indicada?

O congelamento de espermatozoides pode ser realizado por homens que queiram preservar a sua fertilidade por motivos sociais em qualquer idade. Além disso, existem situações nas quais recomenda-se a criopreservação quando esse paciente tiver que se submeter a algum procedimento médico ou cirúrgico que possa comprometer a produção dos seus espermatozoides. Veja abaixo:

  • Antes da vasectomia: a vasectomia é uma cirurgia realizada para contracepção. Ela consiste em interromper o fluxo dos espermatozoides nos canais deferentes, impedindo que eles sejam liberados no ejaculado. Antes da cirurgia, o paciente pode criopreservar seus espermatozoides, evitando que tenha que passar pela reversão da vasectomia ou punção testicular para a coleta de seus gametas no futuro.
  • Diagnóstico de câncer: pacientes oncológicos, independente do diagnóstico do tumor, podem recorrer à criopreservação, já que os tratamentos de quimioterapia e radioterapia podem comprometer sua capacidade fértil de maneira transitória ou permanente. 
  • Cirurgias testiculares: Nódulos benignos que afetem os testículos, o paciente pode realizar o congelamento seminal antes de se submeter a cirurgia ou biópsia testicular.
  • Tratamentos hormonais para baixa concentração de espermatozoides no ejaculado: Previamente ao início do tratamento com hormônios, é recomendado o congelamento dos espermatozoides
  • Cirurgia na próstata: este procedimento cirúrgico poderá comprometer o volume do sêmen 

agendar exame

Como é feito o congelamento de espermatozoides?

O primeiro passo é encontrar um banco de sêmen para manter seus espermatozoides armazenados. Para esse procedimento, o paciente paga uma taxa de manutenção, geralmente anual. 

Previamente a coleta do sêmen, deve-se entregar para a equipe do banco de sêmen, os resultados de alguns exames de sangue, como por exemplo testagem HIV, Hepatites B e C, Sífilis, HTLV I – II e Zika Vírus. 

A recomendação é que o homem tenha permanecido em abstinência sexual por no mínimo 2 e no máximo 5 dias.

Após a coleta do sêmen no laboratório, é realizada uma análise semelhante a do espermograma, e essa amostra é preparada com meio de cultura crioprotetores e então submetida ao nitrogênio líquido, que como citamos, encontra-se em torno de 196°C negativos. Os espermatozoides podem permanecer criopreservados por tempo indeterminado.

Como ser pai após o congelamento seminal?

Homens que realizaram a criopreservação de seus espermatozoides deverão recorrer a técnicas de reprodução humana assistida para obtenção de uma gestação. 

O sêmen será então descongelado e preparado para a fertilização in vitro ou inseminação intrauterina, dependendo da qualidade seminal.

Conclusão

A criopreservação é uma técnica segura e bem estabelecida quando o homem tem o desejo ou necessita preservar a sua fertilidade.

Você deseja realizar congelamento de sêmen? Contamos com serviços 24h para congelamento de urgência. Entre em contato e tire suas dúvidas! 

Tags: Congelamento de Espermatozoides, Banco de sêmen, Paternidade, Criopreservação

LAB Saúde Reprodutiva
O conteúdo deste website tem caráter informativo e educacional, e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico. Somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.
Fale conosco
+55 (11) 3062-2100
+55 (11) 93070-3883
Rua Oscar Freire, 2250 - CJ T07 e T08 - térreo - Pinheiros, São Paulo
CEP 05409-012
DNA USP
O selo DNA USP, criado a fim de indicar as empresas cuja fundação está ligada de alguma forma à Universidade de São Paulo e ressaltar as importantes contribuições dos membros da USP para o Brasil. Essa é uma iniciativa para destacar as instituições que buscam manter-se com o mais alto nível de excelência, como é o caso Lab Saúde Reprodutiva.

© 2022 Lab Saúde Reprodutiva. Diretor Técnico: Dr. Conrado Alvarenga - CRM-SP 116.006

Site desenvolvido e otimizado por Agência Digital Glogs