Skip to main content
espermocultura

Espermocultura: Como este exame é realizado e quais infecções pode identificar?

Você sabe qual a finalidade do exame de espermocultura?

Existem muitos exames que podem ser realizados para avaliar a saúde reprodutiva masculina, dentre eles podemos citar a espermocultura que pode contribuir também com diagnósticos relacionados a prostatite - inflamação da próstata.

Neste conteúdo, vamos abordar como este exame é realizado e quais as principais infecções que podem ser diagnosticadas através da espermocultura.

Sumário:

- O que é espermocultura?

- Como a espermocultura é feita?

- Qual a diferença entre espermograma e espermocultura?

- Por que a espermocultura é importante?

- Quais são as infecções que a espermocultura pode identificar?

- Conclusão.

agendar exame

O que é espermocultura?

Espermocultura é um tipo de análise laboratorial realizada para avaliar a presença de microorganismos no sêmen causadores de infecções nos homens.

A realização de espermocultura em conjunto com o teste de antibiograma permite obter resultados efetivos em relação ao antibiótico mais sensível e adequado para o tratamento. Uma vez sendo identificado qualquer microorganismo patogênico na amostra de sêmen, a equipe do laboratório faz o teste do antibiograma, de modo a auxiliar o médico na conduta de tratamento do paciente.

Como a espermocultura é feita?

A espermocultura é um exame feito a partir de uma amostra de sêmen e tem um grande índice de precisão. Veja a seguir como é realizado: 

Para a coleta do sêmen, é necessário que o paciente faça uma higienização íntima rigorosa, com kit fornecido pelo laboratório. Não se recomenda o uso de lubrificantes ou saliva na hora da estimulação do penis para a coleta, o sêmen deve ser coletado recipiente estéril. Não é necessária abstinência prévia à coleta. O material coletado é então colocado em meios de cultura específicos, que permitem o crescimento de possíveis microorganismos patogênicos. Isso pode levar de 24 a 48 horas. 

Quando as bactérias começam a crescer, são submetidas a testes de sensibilidade para verificar qual tipo de antibiótico é mais eficaz no tratamento das infecções. Esse teste chamamos de antibiograma.

Qual a diferença entre espermograma e espermocultura?

A espermocultura oferece informações sobre presença ou não de agentes patogênicos na amostra seminal. A espermocultura não irá avaliar a presença de espermatozoides.

O espermograma analisa a quantidade, motilidade e morfologia dos espermatozoides, bem como outros parâmetros como por exemplo, a presença de células redondas nessa amostra. Concentrações acima de 1 milhão de células redondas no sêmen, já é recomendado que se faça uma análise mais precisa para quantificar se essas células são imaturas ou são leucócitos.

Por que a espermocultura é importante?

A espermocultura é um importante método de diagnóstico para auxiliar na investigação das causas de infertilidade masculina e identificar infecções como por exemplo a prostatite (inflamação da próstata).

Geralmente esse exame não é recomendado como sendo padrão ouro para avaliar a fertilidade, mas pode ser complementar ou então sugerido caso o paciente apresente algum sintoma como por exemplo dor perineal ou alteração na cor do sêmen.

A cultura no sêmen é importante para identificar a presença de bactérias e dependendo do resultado, o médico poderá sugerir pesquisa de outros agentes como Chlamydia, Mycoplasma, Trichomonas, entre outros.

Quais são as doenças que a espermocultura pode identificar?

A espermocultura pode detectar diversos agentes patogênicos, como por exemplo as bactérias listadas abaixo:

  • Neisseria gonorrhoeae;
  • Chlamydia trachomatis;  
  • Trichomonas.

Algumas bactérias fazem parte da flora normal da região genital, como por exemplo a Enterococcus sp. A presença dela no resultado do exame pode ser que aconteça e conversar com o médico para entender se de fato será necessário um tratamento é fundamental.

agendar exame

Conclusão:

A espermocultura é um exame que visa identificar doenças inflamatórias e infecções no aparelho reprodutor masculino. 

Seguir a recomendação de coleta da amostra é um fator determinante para se ter um resultado fidedigno. Consulte sempre um médico.

Se você precisa fazer esse exame, o LAB Saúde Reprodutiva oferece um agendamento fácil e rápido. Agende seus exames conosco!

Tags: Espermocultura