Skip to main content
espermocultura com antibiograma em laboratorio

Espermocultura com Antibiograma em laboratório especializado

Você sabia que a espermocultura pode auxiliar no diagnóstico de possíveis infecções do trato reprodutivo masculino?

A espermocultura, ou cultura seminal, é um exame realizado para identificar a presença de microrganismos potencialmente patogênicos na amostra seminal, que possam causar infecções genitais, auxiliando na investigação das causas de infertilidade masculina. O método é simples e consiste na coleta de uma amostra de sêmen, que é enviada para análise em um laboratório.

Neste texto explicaremos com detalhes sobre este exame e suas principais indicações.

Sumário:

- Por que é importante realizar uma espermocultura?

- Como o exame é realizado?

- Para que serve o antibiograma?

- Quais cuidados devem ser tomados caso o resultado seja positivo para agentes patogênicos?

- Quando é indicada a realização da espermocultura?

- Quais os riscos de não realizar uma espermocultura?

- Conclusão.

agendar exame

Por que é importante realizar uma espermocultura?

Diferente do exame de espermograma, cujo o objetivo é avaliar a qualidade e quantidade de espermatozoides contidos na amostra seminal, a espermocultura é solicitada para auxiliar no diagnóstico de possíveis infecções do trato reprodutivo masculino, causadas por fungos ou bactérias.

A presença de tais patógenos pode estar associada à doenças inflamatórias do sistema genital, como prostatite, prostatovesiculite, uretrite, ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), dentre outras, capazes de comprometer a fertilidade masculina.

Como o exame é realizado?

A espermocultura é feita a partir de uma amostra seminal, obtida através de masturbação, sem o uso de lubrificantes ou preservativos. Não é necessário permanecer em abstinência sexual, a menos que seja solicitado em conjunto com o espermograma.

Para garantir um resultado fidedigno, é recomendável que esta coleta seja feita em um laboratório especializado, que fornecerá um frasco coletor estéril. É muito importante que seja realizada uma rigorosa higienização de mãos, pênis, glande e prepúcio, a fim de evitar contaminações externas que possam interferir no resultado.

O material é então transferido para o laboratório, onde é preparado, semeado em meios de cultivo, e armazenado em estufas, onde serão analisados após o período de incubação recomendado para o crescimento dos microrganismos pesquisados.

Para que serve o antibiograma?

Em caso de culturas positivas, isto é, onde ocorre a identificação e titulação dos agentes infecciosos, é importante realizar testes de sensibilidade na amostra em cultivo. Este teste é chamado de antibiograma e indica qual antibiótico é mais efetivo para tratar a infecção, evitando, assim, o uso de medicações desnecessárias e o surgimento de resistência.

Quais cuidados devem ser tomados caso o resultado seja positivo para agentes patogênicos?

É muito importante que o paciente siga o tratamento indicado pelo médico, onde serão prescritos antibióticos específicos para o agente identificado, com base nos resultados do antibiograma. 

Em alguns casos, faz-se necessário a realização de exames complementares ou a repetição da espermocultura para confirmação da efetividade do tratamento, conforme a orientação médica.

Quando é indicada a realização da espermocultura?

A espermocultura costuma ser solicitada pelo médico quando há suspeita de infecções, como as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), por exemplo. Esta suspeita é levantada quando o paciente apresenta aumento de leucócitos na urina e/ou no sêmen, alterações em exames de sangue, sinais e sintomas característicos, como dor e ardência ao urinar, alteração na coloração ou odor do sêmen, presença de secreção saindo pela uretra, entre outros. 

Quais os riscos de não realizar uma espermocultura?

Um diagnóstico tardio, pode levar ao agravamento do quadro, dificultando a efetividade do tratamento e podendo gerar a piora dos sintomas. 

Além disso, a exposição prolongada à agentes infecciosos pode levar a graves processos inflamatórios, que influenciam diretamente na fertilidade masculina e pioram a qualidade seminal.

Por estas razões, é importante que o paciente procure um médico no surgimento dos primeiros sintomas, e realize o exame de espermocultura, sempre que solicitado. 

agendar exame

Conclusão:

Espermocultura é um exame específico para a investigação da presença de agentes patogênicos, como bactérias e fungos, no sêmen do paciente, que causam processos inflamatórios no trato reprodutor masculino. É utilizado também no rastreio da infertilidade já que infecções e consequentes inflamações podem ser a causa do problema. 

O Lab Saúde Reprodutiva oferece o exame de espermocultura com antibiograma. Se você tem alguma dúvida, entre em contato conosco, nossa equipe estará pronta para atendê-lo.

Tags: espermocultura com antibiograma