Skip to main content
Azoospermia

Azoospermia: entenda o que é e como diagnosticar

Você sabe o que é azoospermia? Tenha agora, neste guia rápido, tudo o que você precisa saber sobre esta condição que pode afetar a capacidade fértil dos homens.

Quando falamos de fertilidade masculina, ou seja, a capacidade de um homem em ter filhos, precisamos lembrar que o protagonista é o espermatozóide, uma célula capaz de fecundar um óvulo e gerar um embrião, que crescerá e se tornará um bebê durante a gestação. Sendo assim, qualquer condição que afete a qualidade, produção e/ou a liberação dos espermatozoides, poderá comprometer a fertilidade do indivíduo, sendo a azoospermia uma das principais causas da infertilidade masculina.

Para entendermos melhor sobre como funciona a produção dos espermatozóides e a sua relação com a azoospermia, precisamos saber o caminho que estas células percorrem no trato reprodutor masculino até serem liberadas durante a ejaculação. Após serem produzidos nos testículos, os espermatozóides migram para o epidídimo, onde ficam armazenados até o momento da ejaculação. O líquido seminal, que sairá pela uretra, deve ser composto pelos espermatozóides e também por fluidos, onde parte vem das vesículas seminais e a outra da próstata.  Qualquer alteração de trajeto ou mesmo em alguma parte do sistema reprodutor poderá causar a azoospermia, como entenderemos mais a seguir.

O que é azoospermia?

Azoospermia é definida como a ausência completa de espermatozoides no sêmen, ou seja, o líquido seminal do homem azoospérmico é composto apenas pelos fluidos advindos das vesículas seminais e da próstata, sem a presença de espermatozóides. Isto pode ocorrer por problemas na produção destes gametas, falha em seu armazenamento ou algum tipo de obstrução nas estruturas por onde estas células precisam passar até saírem na ejaculação.

A azoospermia é classificada em dois tipos:

  1. Azoospermia Obstrutiva: é caracterizada pelo bloqueio da passagem dos espermatozoides pelas estruturas do trato reprodutor, como pelos canais deferentes, por exemplo.
  2. Azoospermia Não-obstrutiva: ocasionada pela falha na produção dos espermatozoides nos testículos.

Quais são as possíveis causas da azoospermia?

Esta condição pode apresentar diversas causas e listaremos as principais delas a seguir:

  • traumas locais, que podem causar lesões no epididimo e/ou testiculo;
  • uso de quimioterápicos;
  • varicocele;
  • infecções e inflamações no trato reprodutor;
  • doenças genéticas;
  • má formação anatômica das estruturas do sistema reprodutor;
  • tumores;
  • problemas hormonais, principalmente pelo aumento da produção de prolactina e alterações nas concentrações de testosterona;
  • doença auto-imune com a presença de anticorpos que atacam os espermatozóides;
  • criptorquidia;
  • maus hábitos, como o alto consumo de bebidas alcoólicas, uso de drogas, cigarro,  utilização de anabolizantes e outros.

infografico azoospermia

Como a Azoospermia é diagnosticada?

O primeiro passo para diagnosticar a azoospermia é a realização de exames laboratoriais, sendo o espermograma o principal deles. Neste teste, por meio da visualização microscópica, pode-se constatar a ausência dos espermatozoides no sêmen. Sugere-se que, caso haja suspeita desta condição, sejam realizadas pelo menos 2 coletas seminais, com intervalo de 15 dias entre elas, para se confirmar o diagnóstico.

É importante que essa análise seja realizada com centrifugação total da amostra seminal, o que auxiliará o profissional do laboratório a realizar uma avaliação mais criteriosa, podendo encontrar alguns espermatozóides, mesmo que estes estejam presentes em quantidades muito baixas, descartando o diagnóstico de azoospermia. Nestes casos, é indicado que o paciente realize o congelamento destes espermatozóides, a fim de preservar sua fertilidade.

Outros exames adicionais podem ser solicitados pelo médico, como por exemplo testes genéticos, dosagens hormonais, exames de imagem e exame físico. Estes irão auxiliar no rastreio da causa, seja ela obstrutiva ou não.

A ausência de espermatozoides no sêmen é uma condição que não causa sintomas. Disfunções sexuais e volume do ejaculado não tem relação com a azoospermia. Deste modo, a pesquisa desta condição é realizada por pacientes que apresentaram dificuldades em ter filhos e buscam ajuda médica para o rastreio da infertilidade, que só pode ser feita por meio de exames em laboratórios especializados na saúde reprodutiva masculina.

Homens com azoospermia podem ter filhos?

Pacientes que apresentam azoospermia podem ter filhos, mas tudo dependerá da causa dessa ausência de espermatozóides no ejaculado. Como vimos, a origem desta condição é muito variada e a causa deve ser investigada através de exames laboratoriais para que o tratamento seja conduzido de maneira correta. Reforçamos a importância deste exame ser realizado em laboratório especializado em análises seminais.

agendar exame

Conclusão

Existe luz no fim do túnel! O paciente deve ser avaliado e eventualmente tratado por um urologista especializado em Reprodução Assistida que irá conduzir o tratamento de acordo com a causa da azoospermia. O mais importante é que o diagnóstico seja realizado corretamente.

Há suspeita de azoospermia? Agende já seus exames

Tags: Infográfico, Azoospermia